Em um evento marcado pela emoção, reconhecimento e valorização da cultura tradicionalista, a Câmara Municipal de Vereadores de Trindade do Sul realizou, na noite de sexta-feira (12/09), com grande êxito, a Sessão Solene em homenagem aos ex-patrões do CTG Lenço Preto.
A cerimônia teve início com as palavras da Dra. Debora Manica Bocasanta, assessora jurídica da Casa, que conduziu com primor protocolar e elegância a solenidade. De imediato, convidou os membros da Mesa Diretora e os demais vereadores a tomarem seus lugares junto à mesa. Na sequência, foi executado o Hino Nacional na gaita, pelo talento musical trindadense Arthur Weippert.
Em seguida, a presidente do Legislativo, vereadora Eliane Vigne Machado, saudou os presentes, destacando a importância para a Casa Legislativa de receber figuras tão relevantes na história do tradicionalismo local. Ressaltou que a sessão, proposta pelo vereador Josué Adilson Basso, representava um tributo à coragem, à liderança e ao legado deixado por cada ex-patrão em sua respectiva gestão, e declarou abertos os trabalhos do dia.
Após a leitura, pelo protocolo, de um breve histórico da entidade desde sua fundação até os dias atuais, instados pela presidente Eliane a se manifestarem, fizeram uso da palavra os vereadores Anselmo Alves da Silva (Alemão), João Adenilso dos Santos e Nelson Flores da Rosa; o ex-patrão Nelson Antonio Ábido, representando os demais; o atual patrão do CTG, Adílio Tomasi; o prefeito municipal, Odair Adílio Pelicioli; o vereador proponente, Josué Adilson Basso; e a própria presidente do Legislativo.
Foram homenageados os ex-patrões: João Eli da Rosa — representado no ato por sua filha, Veronica da Rosa; Luir de Souza; Argeni Piccinini; Nelso José Roman; Antônio Alves Macena; Nelson Antonio Ábido; Moacir Domingues (in memoriam) — representado por sua esposa, Sra. Arminda Domingues; Juarez Frandoloso — representado pelo ex-patrão Jeanclei Arthur Weippert; Cezar Paulo Bonatti; Jeanclei Arthur Weippert; Juliano Menegon; Fábio Rocha; e Alcir Zeni.
Para encerrar o evento, foi executado o Hino Riograndense pelo gaiteiro Arthur Weippert.
Finalizada a Sessão Solene, os homenageados posaram para a foto oficial. Em seguida, os homenageados e o público presente foram brindados com um delicioso coquetel.
Desta forma, agradecemos a presença de todos e reafirmamos o compromisso do Poder Legislativo com a valorização das tradições gaúchas e com o reconhecimento daqueles que contribuíram para manter viva a chama do tradicionalismo em nossa comunidade. A presença dos homenageados, de seus familiares e convidados abrilhantou ainda mais a solenidade, que ficará registrada como um momento de orgulho e gratidão. Parabéns a todos.